Healthcare - IT

Os sistemas de gestão de informação encontram – se cada vez mais presentes no quotidiano de várias empresas com diferentes áreas de actuação, mostrando assim a sua versatilidade. Graças a estas ferramentas, processos que exigiam um investimento massivo de recursos humanos, podem hoje ser executados por estes sistemas dentro de um período significativamente curto, com menor número de pessoal. Actualmente os sistemas de gestão têm – se feito presente em diversos serviços do sector Hospitalar sendo a Radiologia um dos mais explorados.

Dentre os sistemas existentes neste sector, destacam – se o PACS (Sistema de Comunicação e Armazenamento de Imagens) e o RIS (Sistema de Informação Radiológica). Ambos sistemas têm desempenhado um papel fundamental nos Serviços de Radiologia visto que oferecem um novo fluxo de trabalho no que diz respeito ao registo de pacientes, a marcação, a realização de exames e a obtenção dos resultados. Um dos aspectos que agrega mais valor a estes sistemas, encontra - se ligado a redução da necessidade do uso de filmes e reagentes químicos como forma de reproduzir os resultados.

Em Moçambique, o volume de provedores destes serviços ainda encontra – se abaixo do considerável, impossibilitando a muitos centros de imagiologia a migrarem para as novas tendências.

PACS & RIS

NOVO Fluxo de trabalho ?

O PACS & RIS garantem um novo fluxo de trabalho no seu Serviço de Radiologia

Para uma melhor compreensão do fluxo de trabalho proporcionado pelo Sistema PACS conjugado com o RIS importa em primeiro lugar perceber como funciona o sistema convencional. O Sistema convencional baseia – se no uso na impressão de filmes e reagentes químicos onde os mesmos exames a serem realizados, devem ser revelados e entregues ao paciente e este o leva para o médico que o assiste.

Com o PACS, o fluxo de trabalho torna – se mais flexível e menos oneroso, visto que os equipamentos que realizam os exames encontram-se directamente ligados ao servidor, após a conclusão do exame o mesmo torna – se disponível para os médicos e radiologistas.